Aprenda a usar a prancha para cachear os cabelos
- Publicado em Cabelo
- Ler 27161 vezes
- Seja o primeiro a comentar!
Cabelos cacheados – numa época de ditadura de cabelos lisos – fazem muito sucesso, mas para quem não possui cachos naturais e gostaria de tê-los, saiba que existem muitas técnicas que podem tornar isso real.
Babyliss, bobes e grampos são acessórios que podem ser utilizados na produção de cachos, mas o que muita gente não sabe é que com uma chapinha também é possível criá-los.
A chapinha por muito tempo foi usada apenas para alisar os cabelos e, antes dela, os ferros de engomar. No entanto, alguns profissionais e usuários domésticos provaram ser possível usar esse aparelho também para ondular e até cachear os cabelos.
Hoje essa técnica fácil e rápida pode ser usada por qualquer pessoa que tenha uma chapinha, veja abaixo como:
Prepare o cabelo
Seque completamente os cabelos que devem estar muito bem lavados (essa é a regra básica para todos os procedimentos em que se utiliza a melhor chapinha de cabelo). E para os cachos essa regra vale ainda mais. Tentar fazer cachos com os cabelos molhados ou úmidos é perder tempo, pois além de fritar a fibra capilar, quando o cabelo realmente seca os cachos vão desmanchar.
No caso de chapar cabelos sujos os cachos podem ficar pesados.
Se possível use algum produto ativador de cachos e volume, um mousse específico é o ideal e ajudará bastante.
Escolha a chapinha ideal
Para fazer cachos, o ideal é utilizar uma chapinha mais estreita, pois isso facilitará a modelagem. Prepare a temperatura da chapinha de acordo com a textura dos seus fios: para cabelos finos use baixa ou média e para cabelos grossos e crespos eleve a temperatura ao máximo.
Priorize usar chapinhas com placa de cerâmica, pois elas minimizam os danos e mantêm a temperatura constante.
Utilize um protetor térmico
Antes de começar a chapinha de cachos proteja seus fios com um leave-in térmico. Esse produto formará uma película protetora contra a alta temperatura.
Passe em todo o comprimento do cabelo, tanto na parte de baixo como na de cima, mas evite passar nas raízes, pois ele potencializa a oleosidade.
Faça os cachos em camadas
Já com o cabelo preparado e protegido, divida seu cabelo em mechas, porque isso facilitará o processo. Comece de baixo para cima pegando uma quantidade que ficará legal em ser um cacho.
Enrole mecha por mecha em volta da chapinha, como um espiral e deslize a chapinha até embaixo.
Outra técnica é enrolar a mecha no dedo, retirar o dedo segurando o bolinho de cabelo e colocar a mecha enrolada dentro da chapinha, deixe alguns segundos esquentando (cerca de 3 segundos) e solte a mecha cuidadosamente. Faça isso cuidadosamente por todo o comprimento.
Finalizando os cachos
Depois que fizer todas os cachos passe um fixador por todo o comprimento dos cabelos e solte as ondas com os dedos para que fiquem bem naturais e volumosas.
Por que usar a chapinha ao invés do babyliss para cachear
A vantagem de se usar a chapinha ao invés de um babyliss é que um cacho feito na chapinha fica mais natural do que o produzido no babyliss, que faz o efeito supermodelado, mais arrumadinho, ideal para ir a um evento. Os cachos feitos com chapinha são mais desconectados, mais soltos.
Além da naturalidade, utilizar a chapinha para fazer cachos leva mais tempo que um babyliss, e, hoje, economizar tempo é essencial na vida das mulheres que vivem na correria do dia a dia.
Tutoriais
Para quem, mesmo depois de ler todas as nossas explicações, ainda tiver alguma dúvida de como fazer cachos com chapinhas, sugerimos que assista a tutoriais em vídeos no youtube que mostram detalhadamente o passo a passo.
Alguns sites também ensinam o passo a passo por fotos, basta procurar em qualquer site de pesquisa.
Dicas finais
• O tempo de passar a chapinha nos cabelos não deve ultrapassar dez segundos, se não pode ocasionar a quebra da mecha inteira.
• Procure um profissional da área caso tenha dúvidas em relação a algum procedimento e só depois tente fazer em casa.
• Em hipótese alguma deixe de usar os produtos de proteção térmica.
• Para prolongar o efeito cacheado evite passar as mãos nos cabelos e, ao tomar banho, use toucas plásticas.